Um menino de dois anos se tornou o doador de órgãos mais jovem da Paraíba, após falecer em decorrência de um afogamento na madrugada desta quinta-feira (21). Ele estava internado na UTI do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e teve a morte encefálica confirmada após exames médicos. Com a autorização da família, os rins da criança foram doados.
Os rins foram destinados a uma criança de 10 anos, de São Paulo, que estava em hemodiálise e com a qualidade de vida comprometida. A captação dos órgãos foi realizada no centro cirúrgico do Hospital de Trauma de João Pessoa. A médica Nara Gelle, da equipe de captação, ressaltou a importância do gesto para a melhoria da qualidade de vida do receptor.
Este caso foi a 43ª doação de órgãos registrada na Paraíba em 2024. O recorde anterior de doador mais jovem era de um menino de 4 anos, em novembro de 2022. Rafaela Dias, diretora da Central de Transplantes da Paraíba, destacou o impacto positivo dessa doação, que representa um avanço na oferta de órgãos no estado.
Em 2024, a Central de Transplantes da Paraíba já realizou 241 transplantes, incluindo córneas, corações, rins, fígados e medulas ósseas. Para se tornar doador, é importante conversar com a família e expressar o desejo, pois a autorização familiar por escrito é necessária após a morte encefálica para que a doação aconteça.