Caminhoneiros que levam doações ao RS são multados por peso e falta de nota

Notícias

Uma Grace denúncia vem à tona em meio ao caos enfrentado pelo Rio Grande do Sul, onde milhares de pessoas perderam tudo devido às enchentes e dependem de doações. Enquanto os brasileiros se unem em correntes de solidariedade, surgem relatos de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres estaria barrando caminhões da Defesa Civil carregados com ajuda humanitária.

Segundo denúncias de caminhoneiros, os veículos estariam sendo parados sob a alegação de falta de nota fiscal e excesso de peso. Um desses casos foi flagrado pelo programa  “Tá na Hora”, do SBT, onde caminhoneiros e voluntários que levavam doações foram multados em uma fiscalização.

Em uma entrevista à repórter Márcia Dantas, um dos caminhoneiros multados afirmou: “O caminhão é para 55.000 quilos, fui multado com 39.000 quilos. Esse é o motivo, estou com tudo no caminhão para levar para o pessoal de Porto Alegre, e eles multaram por isso. Isso é o cúmulo, é o Brasil que estamos vivendo.”

Mesmo acompanhados da Defesa Civil e com documentos sobre as cargas, os caminhoneiros foram notificados. Um dos integrantes da Defesa Civil explicou: “A gente já foi notificado com a multa de R$200 por conta do excesso de peso.”

De acordo com informações apuradas pela jornalista, a Agência Nacional de Transportes Terrestres realizava uma fiscalização rotineira na BR 101, e o peso dos caminhões estava acima do permitido. Além disso, era exigida uma nota fiscal, que não existia, apenas um relatório de doações feito pela empresa e apresentado pela Defesa Civil.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres, por meio de nota, afirmou que não está retendo veículos com doações, apenas verificando documentos e CNH dos motoristas. Caso haja autuações por situações emergenciais, as multas serão canceladas.

Fonte: Portal T5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *