A morte de Ayrton Senna, o lendário piloto brasileiro, completa 30 anos nesta quarta-feira (1º). Um dos maiores ícones da Fórmula 1, Senna foi vítima de um acidente durante o GP de San Marino, em Ímola, na Itália. O Brasil parou naquele 1º de maio de 1994.
O acidente que tirou a vida de Senna ocorreu na curva Tamburello, uma das mais desafiadoras do circuito italiano. O carro do piloto saiu da pista a uma velocidade estimada de 300 km/h, batendo violentamente contra o muro de proteção. A causa exata do acidente foi atribuída a uma falha na barra de direção, que fez Senna perder o controle do veículo.
Apesar dos esforços dos médicos e equipes de resgate no local, Ayrton Senna não resistiu aos ferimentos e faleceu horas após o acidente. Ele teve múltiplas fraturas na base do crânio e sofreu morte cerebral.
Ayrton Senna conquistou três títulos mundiais na Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991). Em toda carreira, somando todas as categorias em que correu, Senna disputou 229 corridas, tendo acumulado 90 vitórias, 139 pódios, 97 pole positions e 66 voltas mais rápidas.