Na noite desse domingo (28), a estrutura de uma casa de eventos, Up Garden, localizado no bairro Altiplano, em João Pessoa, desabou durante uma festa particular e deixou 44 vítimas. De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Araújo, a casa de eventos estava irregular com as normas da corporação de prevenção e combate a incêndio.
“Especificamente, há necessidade de repassar e fazer uma solicitação ao Corpo de Bombeiros. No entanto, a solicitação para este evento não foi realizada, ou seja, o estabelecimento estava irregular com as normas de prevenção e combate a incêndio”, afirma o comandante-geral.
Ainda conforme o comandante, a casa de show tem a obrigação de solicitar a vistoria e a fiscalização do Corpo de Bombeiros. Será aberto um inquérito para investigar o nível de responsabilidade de cada envolvido.
A empresa está notificada e multada. Além disso, o espaço físico está interditado por tempo indeterminado. O valor da multa será estipulado sob a dimensão do espaço físico e das infrações que foram feitas com relação a norma de prevenção em combate a incêndio.
“Repassamos as informações para os órgãos, como prefeitura municipal e Ministério Público, para exatamente tomar as medidas de cada órgão”, completa.
Segundo o diretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, o local estava sem projeto temporário e sem auto de vistoria para evento temporário. Houve um descumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico, resultando em flagrante.
44 pessoas ficaram feridas
De acordo com informações preliminares, a festa, que se tratava de um aniversário de um artista, teria começado por volta das 17h da tarde, quando o teto de um palco desabou, deixando feridas as pessoas que estavam embaixo da estrutura.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiro foram acionadas para socorrer os feridos e levarem para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
Segundo o boletim do hospital, deram entrada 44 vítimas de pancadas vindas do Altiplano, sendo 22 homens e 22 mulheres. Duas vítimas ficaram gravemente feridas. Dentre as vítimas, 35 pessoas já receberam alta hospitalar.
Fonte: Portal Correio.