Lula deve vetar projeto do Senado que prevê restrições para ‘saidinhas’ de presos

Notícias Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá vetar o projeto de lei aprovado pelo Senado Federal que determina regras mais duras para as chamadas ‘saidinhas’ de presos.

Antes de chegar à presidência da República, o texto ainda irá para a Câmara Federal, onde deve ser aprovado com ampla maioria.

De acordo com o informações divulgadas pelo site O Antagonista, caso a decisão pelo veto se concretize ela pode estar influenciada por um movimento liderado por auxiliares do governo, entre eles o atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

O ministro, segundo o site O Antagonista, “argumenta que a saída em feriados ajuda na ressocialização do presidiário e o estimula a manter um bom comportamento no cumprimento da pena”.

A avaliação de membros do governo Lula, segundo a imprensa nacional, é de que a maioria dos presos cumpre as regras e volta para prisão e só uma minoria acaba fugindo, mas posteriormente são recapturados.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, de janeiro a junho de 2023, 120.244 presos tiveram acesso à saída temporária em todo o país. Desses, 7.630 não retornaram, se atrasaram na volta à unidade prisional ou cometeram uma falta no período da saída, o que representa uma parcela de 6,3% do total de beneficiados.

Caso o presidente opte pelo veto no caso da saidinhas, ele pode ser derrubado pelo legislativo.

🤩 O que é destaque, você encontra AQUI!

Com ClickPB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *