Museu de Arte Popular da Paraíba recebe exposições “Raul Córdula, Raros, Múltiplos” e “Desenho da Terra”

Cultura

A 18ª edição do Festival de Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB contemplará duas exposições no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande. Trata-se de “Raul Córdula, Raros, Múltiplos – Arte sobre papel”, que estará na Sala 1 do MAPP e “Desenho da Terra”, de Rebeca Souza, figurando na Sala 2. Ambas as exposições serão abertas na próxima quinta-feira (7), às 19h, com entrada franca.

A oportunidade contará com Raul Córdula e marca as homenagens a este artista paraibano, filho da Rainha da Borborema, celebrando os 80 anos dele. Assim, quem visitar a exposição fará um passeio pelas memórias e traçados de Raul, a exemplo da série “Araguaia” – de teor político, ela relembra as agruras do período da Ditadura Militar. Também estarão lá obras de cunho mais intimista e pessoal, trazendo à tona os meandros de seu processo criativo.

“Raul Córdula, Raros, múltiplos – Arte sobre papel” tem curadoria de Diógenes Chaves e Rebeca Souza. Para o primeiro, a atuação de Raul à frente de empreitadas como o Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC), em Campina, e anos depois, do Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (NAC-UFPB), são a mais pura declaração da grandeza do artista para todas as gerações. “Ora, sabe-se que para melhor entender a arte (e sua história) é preciso definir pilares, ícones, momentos seminais. Pois, esses dois acontecimentos são, de fato, o que justificam a forte presença do nosso território, da nossa produção de arte no cenário nacional”, informou Diógenes, pontuando que “ele [Raul] foi a melhor pessoa que me atualizou/situou, verdadeiramente, acerca da arte na contemporaneidade”.

Rebeca Souza acrescentou que, nessa exposição, pode ser apreciado o mais singular de Córdula. “Tudo nos conta sobre suas narrativas, em formas, linhas e cores. Convidamos toda a população para vivenciar a obra de tão importante e histórico artista”, disse.

 

Com UEPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *