Apple envia novo alerta sobre ataques de espionagem para 98 países

Notícias

A Apple começou a emitir uma nova rodada de notificações para os usuários de iPhone em 98 países sobre ataques de um “spyware mercenário”. Esse é a segunda campanha de alertas desse tipo feita pela empresa este ano, seguindo uma notificação similar que foi emitida para 92 países em abril.

Desde 2021, a Apple tem enviado regularmente essas notificações de ataques, atingindo usuários em mais de 150 países, de acordo com um documento encontrado no site da empresa. O aviso desta semana, não revela as identidades dos criminosos ou os países em que os usuários receberam as notificações.

”A Apple detectou que você está sendo visado por um ataque de um spyware mercenário que está tentando comprometer remotamente o iPhone associado à sua Apple ID-xxx-.

Esse ataque provavelmente está te afetando, provavelmente por quem você é ou seu trabalho. Embora nunca seja possível ter certeza absoluta da detecção destes ataques, a Apple está muito confiante com esse aviso – por favor, leve a sério”.

Usuários na Índia estão entre os que receberam as notificações de ameaças mais recentes da Apple, de acordo com depoimentos de usuários. Em outubro, a Apple enviou avisos semelhantes a vários jornalistas e políticos do país.

Na sua comunicação aos usuários afetados, a Apple salientou a natureza sensível dos seus métodos de identificação de ameaças, alertando que a divulgação de detalhes adicionais poderia potencialmente ajudar os atacantes a evitar detecções futuras.

A Apple também fez uma mudança notável em sua linguagem desde o ano passado, optando por descrever esses incidentes como “ataques de spyware mercenário” em vez do termo usado anteriormente, “ataques patrocinados pelo Governo”.

Fonte: Portal Tudo Celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *