Patrícia Rosas, ex-catadora de lixo reciclável e ex-moradora de um lixão de Campina Grande, foi uma das docentes empossadas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na sexta-feira (19), em uma posse coletiva de onze novos servidores, sendo dez professores efetivos do magistério superior e uma servidora da carreira técnico-administrativa.
Os empossados vão atuar nos campi de João Pessoa, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape.
Patrícia é um exemplo de como a educação é uma poderosa ferramenta na transformação de vidas, pois, apesar do cenário desfavorável, a nova professora da UFPB conta que, mesmo assim, nunca abandonou a educação, inclusive durante sua formação superior, que é em pedagogia.
Ela espera que sua experiência profissional anterior — a docência na educação básica – contribua na formação de novos professores, abertos a novas tecnologias e experiências.
“Depois de muito estudo e de tanta dedicação, hoje eu chego à Universidade Federal da Paraíba como docente do magistério superior. Isso é muito significativo na minha vida, na vida da minha família, dos meus amigos e dos meus professores, que contribuíram para que a minha história pudesse ser transformada”, disse, emocionada, a docente.
Com Blog do Paulo Pessoa.